terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do mundo



Eu particularmente não tinha nada contra a Copa do Mundo, até achava interessante que todos os países estivessem envolvidos numa mesma coisa, um mesmo projeto: Jogos saudáveis e disputas "amigáveis", visando a valorização esportiva, inclusive. 
No entanto durante os quatro anos que não tem Copa do Mundo, eu só vejo as pessoas reclamarem do nosso País, de como o Brasil é uma "merda" e como gostariam de morar em qualquer país de primeiro mundo. Aí de repente um simples campeonato de Futebol faz com que todos mudem de idéia, e uma vez a cada quatro anos, todos somos patriotas!
Eu amo o meu país, por que nós temos uma cultura riquíssima, gente que é reconhecida em todos os lugares do mundo, menos aqui. Tantas pessoas que lutaram contra ditadura militar, contra opressão, contra políticos corruptos. Tantas pessoas que fizeram músicas incríveis, que escreveram os mais belos versos já publicados, que são reconhecidos lá fora, e que no entanto se orgulham de seu país.
Gostar de outros lugares não é pecado nenhum! Até mesmo ir morar fora do país não é errado. Errado é reclamar durante quatro anos do seu país, cuspir no prato em que comeu e dizer que isso aqui não passa de um país de terceiro mundo que não vai para frente, se deparar com uma Copa do Mundo e de repente amar a terra, a qual você nem aprendeu o hino, mas disfarça e mexe a boca para não fazer feio quando ele toca.
Aqui nasceu a Bossa Nova, o Tropicalismo, o Samba, o carnaval de rua, antes de não passar de puro exibicionismo dos belos corpos esculturais das brasileiras semi-nuas a sambar na avenida.
É por essas e outras que eu me reservo o direito de não curtir os gols que todos comemoram. É por isso que eu estou aqui escrevendo, ouvindo Chico Buarque e ADORANDO o meu país, sem precisar gritar de euforia por causa de um jogo de futebol.
Eu desejo-lhes uma ótima copa do mundo. Dias em que não tem aula, não tem trabalho, só comemoração, só festa! Salgadinhos, muita cerveja e gritaria. Uma ótima discussão sobre quem joga melhor ou sobre quem é o jogador mais bonito de cada seleção. Apenas por esse período todos vamos nos lembrar que amamos o nosso país, nos vestir de verde e amarelo e sair gritando orgulhosos e em vão o nome do mesmo.
 
Brasil, com muito orgulho sim! Ganhando ou perdendo a Copa do Mundo. 


Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!

2 comentários:

  1. Se temos uma cultura que é motivo de orgulho podemos exaltá-la.
    Se temos um esporte que é motivo de orgulho podemos exaltá-lo.
    Não vejo diferença e nenhum problema nisso.
    Entretanto, mesmo tendo uma cultura riquíssima e o melhor futebol do mundo, não vejo o Brasil como a "Pátria amada" nem o considero motivo de "muito orgulho".
    Se vc adora seu país por conta da cultura é igual à outro que adora por conta de um esporte.
    O problema está nesse "adorar" um país podre,cruelmente desigual,onde a maioria é corrupta,preconceituosa e atrasada!

    ResponderExcluir
  2. Bom, é apenas questão de opinião, corrupção e sujeira existe em todo lugar, ainda assim, eu amo o meu país, e é claro, é coisa minha, ninguém precisa pensar igual.

    ResponderExcluir